Muita gente sente dificuldade em administrar suas finanças, esse assunto continua sendo um tabu quando comentado e muitas vezes não é por gastarem mais do que recebem, mas talvez seja por falta de um controle mais rígido e tentar reduzir alguns gastos.
Segundo uma pesquisa realizada em 2019 aproximadamente 63,2 milhões de pessoas estavam negativadas e com início da pandemia o esperado foi confirmado e os números aumentaram significativamente nos anos de 2020 e 2021 onde cresceram para mais de 66 milhões de pessoas.
Se você não sabe o que fazer para organizar suas finanças pessoais, vou destacar aqui alguns pontos importantíssimos para que você comece a executar hoje mesmo:
1 – Elimine suas dívidas:
Atrasar contas sempre nos trarão novos custos, aumento de juros cobrados acabam com a nossa hipótese de poupar e programarmos melhor, então que tal tentar negociar e parcelar dívidas antigas, essas podem ser as primeiras medidas para solucionar.
2 – Conheça a sua renda:
Hoje você sabe me falar quanto é que ganha? Qual seu rendimento mensal? Você recebeu alguma renda extra? Faça uma relação de todo o seu rendimento mensal e entenda a sua renda, os descontos sobre ela efetuados e assim terá um controle maior sobre suas finanças e lembre-se que a venda de qualquer bem que possua não faz parte da sua renda, aquele valor proveniente dessa transação deve ser investido ou poupado sempre.
3 – Qual seu custo de vida hoje?
Faça uma lista de todos os custos fixos e NCESSÁRIOS que você tem e saiba detalhadamente qual é o seu custo de vida atual, quanto você gasta com cada um e quanto de sua renda estará comprometida mensalmente.
4 – Conheça suas despesas extras:
Vamos anotar tudo pra saber quanto extra estamos gastando? Todos os pequenos gastos do dia a dia, desde o cafezinho à tarde, a sobremesa depois do almoço, a cervejinha no final do expediente ou aquele presente para um amigo que fez aniversário. Dessa forma, será mais fácil lembrar onde você gastou seu dinheiro e você não ficará com aquela sensação: “Cadê meu dinheiro?”.
5 – Divida seus gastos por tipo:
Alimentação, Educação, Transporte, Lazer, Saúde dentre outros. Identifique qual porcentagem da sua renda é gasta com cada categoria e qual o valor em dinheiro. Dessa forma, você poderá ter um parâmetro de quanto gasta em média e onde está gastando mais do que o normal. Aproveite para criar categorias diferentes para aqueles gastos que você sabe que podem ser evitados. Muitas vezes são os pequenos gastos que atrapalham todo o seu orçamento, como: Lanches, Roupas novas, Cinema, Happy hour e etc.
E que tal mudar seus hábitos? Esses três próximos pontos são imprescindíveis pra que isso aconteça:
· Veja onde pode economizar.
· Aprenda a comparar seus preços.
· Repense sua lista de desejos.
Valorize seu contador.