O ano de 2020 foi um ano de grandes mudanças, principalmente relacionadas ao mercado e as atividades econômicas, algumas empresas mantiveram-se no mercado (mesmo com todas as dificuldades), outras, no entanto, não tiveram saída a não ser o fechamento da empresa.
Porém mesmo com as grandes dificuldades, pôde-se perceber o crescimento de alguns segmentos, como os serviços de delivery, o segmento da alimentação, do transporte de produtos, dentre outros. E o surgimento de novos empreendimentos que fizeram rentabilizar durante o período pandêmico. No entanto, é importante ressalvar que alguns pontos devem ser levados em consideração antes de empreender.
O primeiro deles diz respeito a análise do mercado: buscar entender o que os consumidores procuram, qual serviço está sendo demandado atualmente, qual produto e características são necessárias para atingir o interesse do meu cliente.
Um outro ponto é o mapeamento da concorrência, esse ponto não procura buscar ser mais um no mercado; mas entender como os demais empreendedores estão se organizando diante do mercado. Buscar quais métodos foram utilizados, o valor do investimento, observar o mercado e principalmente entender a lucratividade.
A criação de um plano de negócio é um outro ponto de extrema relevância, pois nesse o empreendedor buscará as soluções de eventuais problemas que surgirem, enxergar o público-alvo, e traçar objetivo específicos para garantir o atingimento da meta definida. Observar os custos do investimento e analisar as possibilidades financeiras. Mantenha sempre o foco na realidade, para que a empresa não inicie com grandes débitos.
O quarto ponto é a qualidade na equipe que será formada. O empresário ou os sócios, em regra não consegue atender a todas as demandas e acompanhar diariamente e bem próximo a sua empresa, por isso é importante buscar profissionais qualificados, que compreendam a importância do bom atendimento, da fidelização dos clientes, e principalmente buscar a satisfação dos clientes, traçar a missão da empresa, dentre outros.
As parcerias e a divulgação do empreendimento é um outro ponto de grande relevância que fazem toda diferença no empreendimento. Buscar atingir o público-alvo através de redes sociais, de sites, buscar canais de comunicação direta com o cliente e investir no retorno (feedback).
Além dessas dicas mencionadas vale também ter muita dedicação e coragem. E claro, paciência, pois a maioria dos empreendedores objetivam atingir os lucros em um curto lapso temporal, mas nem sempre o retorno é tão rápido assim. E Claro, acreditar!