Segundo dados do portal www.gov.br de maio a agosto deste ano, 782.664 empresas foram abertas no País. O número representa um aumento de 6% em relação aos quatro meses anteriores. O levantamento, do Ministério da Economia, aponta, ainda, um crescimento de 2% se observado o mesmo período do ano passado.
Os empreendedores voltam a adquirir confiança na economia brasileira e abrem seus negócios, na sua maioria, negócios como microempreendedores individuais. Nesses últimos quatro meses foram abertos 889.112 novos registros de microempreendedor individual (MEI) no período. Com isso, representam quase 80% das empresas abertas. Os MEIs são 10.689.063 dos 19.289.824 empreendimentos ativos no País.
No ranking dos setores que mais abriram empresas no segundo quadrimestre, lideram o comércio varejista de vestuário e acessórios, a promoção de vendas, os serviços de beleza e o fornecimento de alimentos para consumo em casa.
O tempo para formalização de uma empresa no País em 2020 é, em média, de 2 dias e 21 horas, dependendo das viabilidades das juntas comerciais dos estados e das secretarias municipais, o que representa redução de um dia em relação ao período imediatamente anterior tornando o processo menos burocrático.
A queda é resultado das medidas de simplificação decorrentes da Lei da Liberdade Econômica e da transformação digital. A meta traçada na Estratégia de Governo Digital 2020-2022 para a abertura de empresas é a de reduzir a apenas um dia.
Planeje-se e procure seu contador, formalize o seu empreendimento também.
Valorize seu contador.