Sábado, 19 de Abril de 2025
24°C 35°C
Teresina, PI
Publicidade

Projeto de lei altera regra para liberação simplificada de recursos para herdeiros

A proposta altera a Lei 6.858/1980, que trata do pagamento, aos dependentes ou sucessores, de valores não recebidos em vida pelo titular.

Por: Lucyanna Nunes
14/04/2025 às 12h59
Projeto de lei altera regra para liberação simplificada de recursos para herdeiros
foto: pixabay


O Projeto de Lei 4402/2024, em tramitação na Câmara dos Deputados, limita a 40 salários mínimos (atualmente R$ 60.720) o valor máximo existente em cadernetas de poupança e em fundos de investimento que poderá ser liberado a herdeiros sem necessidade de inventário ou arrolamento. A proposta altera a Lei 6.858/1980, que trata do pagamento, aos dependentes ou sucessores, de valores não recebidos em vida pelo titular.

“A lei tem como critério um indexador [OTN] que não mais existe", explica o autor da proposta, deputado Celso Russomanno (Republicanos-SP). "Isso cria um problema de interpretação para a atualização do valor máximo permitido”, acrescentou.

O texto tramita em caráter conclusivo e será analisado pelas comissões de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Fonte: Assessoria de Comunicação do IBDFAM (com informações da Agência Câmara de Notícias)

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.