Sábado, 19 de Abril de 2025
24°C 35°C
Teresina, PI
Publicidade

Concedido o benefício da justiça gratuita ao Instituto do Câncer do Ceará

A cena sugere uma conexão entre a área jurídica e a área médica.

Por: Lucyanna Nunes
20/03/2025 às 13h02
Concedido o benefício da justiça gratuita ao Instituto do Câncer do Ceará
foto: pixabay


Um martelo de juiz e um estetoscópio estão sobre uma mesa de madeira. Ao fundo, há dois livros grandes, um fechado e outro aberto. O martelo de juiz está sobre sua base, e o estetoscópio está parcialmente enrolado ao redor do martelo. A cena sugere uma conexão entre a área jurídica e a área médica.

O Instituto do Câncer do Ceará, entidade filantrópica e sem fins lucrativos que atua em parceria com o Sistema Único de Saúde (SUS) na prestação de serviços hospitalares, garantiu direito ao benefício da justiça gratuita no processo em que se discute o reajuste da tabela do SUS. A decisão é da 11ª Turma do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1).

Na 1ª instância, o Juízo da 21ª Vara da Seção Judiciária do Distrito Federal (SJDF) negou o benefício sob o fundamento de ausência de comprovação de hipossuficiência financeira.

O relator, desembargador federal Pablo Zuniga Dourado, ao analisar o caso, destacou que é certo que não existe impedimento à concessão do benefício da justiça gratuita a pessoas jurídicas, entendimento, inclusive, sumulado pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ) na edição do Enunciado nº 481.

Verificando a documentação disposta nos autos, o magistrado observou que a instituição possui o Certificado de Entidade Beneficente de Assistência Social (CEBAS) ativo. Segundo o magistrado, “trata-se de certificado concedido pelo governo federal, por intermédio dos Ministérios da Educação, do Desenvolvimento Social e Agrário e da Saúde a pessoas jurídicas de direito privado, sem fins lucrativos, reconhecidas como entidades beneficentes de assistência social que prestem serviços nas áreas de educação, assistência social ou saúde, às quais a Constituição Federal confere imunidade de contribuições previdenciárias, nos termos de seu art. 195, § 7º”.

Diante disso, o Colegiado, por unanimidade, deu provimento ao recurso do Instituto do Câncer do Ceará por entender que os documentos juntados ao processo são suficientes para a concessão do benefício da justiça gratuita.

Processo: 1031639-14.2024.4.01.0000

Data do julgamento: 18/02/2025

LC/MLS

Assessoria de Comunicação Social

Tribunal Regional Federal da 1ª Região

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.