Doutor Honoris Causa. A honraria recebida na noite desta quinta-feira (31) pelo desembargador Hilo de Almeida Sousa marca sua trajetória de sucesso na vida privada e pública. O título reconhece os relevantes serviços prestados pelo presidente do Tribunal de Justiça do Piauí (TJ-PI) à Universidade Federal do Piauí (UFPI) e à sociedade piauiense. Sua aprovação foi feita pelo Conselho Universitário e teve proposição do vice-reitor, Viriato Campelo.
Ao discursar, o desembargador Hilo de Almeida Sousa lembrou de sua origem e reconheceu seus mestres da educação, que segundo ele, ajudaram a construir sua estrada na vida. “Hoje não tem como não lembrar do Padre Jairo de Albuquerque, um dos maiores mestres que tive na vida. O fato é que minha própria história me conduziu para frente e nesta jornada aprendi que pouco valem as palavras rebuscadas, se não as forem acompanhadas de histórias transformadoras de vidas. Como gestor, fui iluminado por Deus para liderar equipes tão talentosas que nos permitiram conquistas históricas para o judiciário piauiense, como a digitalização de todos os processos físicos, e a criação da lei de regularização fundiária, quando ainda era Corregedor. Como presidente, temos o Justo Acesso e a justiça acessível e perto do povo, bem como a nova versão do Programa Regularizar e a conquista do registro de imóvel pelas famílias, além do aumento da produtividade, com inúmeros recordes batidos quanto às baixas processuais. Vitórias coroadas com a conquista do Selo Linguagem simples, que nos aproxima mais ainda da população, com uma linguagem acessível”.
Por fim, o presidente do TJ-PI lembrou que o avanço do judiciário também ocorreu com a estrutura física, com a inauguração de 36 obras até este mês, restando ainda outras nove. “Tudo isso conseguimos com nossas equipes, com dedicação, com acessibilidade dos processos e inteligência artificial. Um trabalho árduo coroado aqui hoje com agora, por ser fruto de uma Universidade Federal”.
O reitor da UFPI, professor Gildásio Guedes, enfatizou a simplicidade dos desembargadores e disse que a UFPI prega a justiça onde ela estiver. “Reconhecemos este trabalho do desembargador Hilo de Almeida frente a um judiciário moderador, que encontra a harmonia em meio aos conflitos e semeia a paz diante das demandas. Do Mirador para o Piauí, passando por João Pessoa, e agora para o mundo, por meio da Universidade Federal. Você sonhou grande, e tem realizado. Onde atuou, sua marca foi a conciliação, a ponderação e a busca pela harmonia e pela busca de uma sociedade justa”.
A sessão solene para outorga da honraria foi prestigiada pelos familiares do presidente Hilo de Almeida Sousa; por servidores e magistrados e desembargadores do TJ-PI; membros do Ministério Público; dos demais Poderes; além de amigos e professores da universidade.
PERFIL
Presidente do TJ-PI no biênio 2023/2024, o desembargador Hilo de Almeida é natural de Mirador – MA. Em 1981, concluiu o Curso de Bacharelado em Ciências Jurídicas e Sociais na Universidade Federal da Paraíba (UFPB), onde também obteve Licenciatura Plena em Administração, Contabilidade e Secretariado. Em 1983, ingressou no Ministério Público do Estado do Piauí (MPPI), exercendo os cargos de Promotor e Procurador de Justiça. Em 2011, tornou-se desembargador do TJ-PI.