Sábado, 25 de Janeiro de 2025
21°C 33°C
Teresina, PI
Publicidade

PL propõe dispensa de relatório em ações de até 40 salários-mínimos

Autor do projeto, deputado Ricardo Silva, destaca como objetivos simplificação processual e economia de tempo nas varas comuns.

Por: Lucyanna Nunes
22/07/2024 às 13h54
PL propõe dispensa de relatório em ações de até 40 salários-mínimos
(Imagem: Rubens Chaves/Folhapress) PL que propõe dispensa de relatório em ações de até 40 salários-mínimos aguarda análise pela CCJ da Câmara dos Deputados.(Imagem: Rubens Chaves/Folhapress)

PL em tramitação na Câmara dos Deputados propõe dispensa da elaboração de relatório em sentenças que envolvam causas de até 40 salários-mínimos, o que atualmente equivale a R$ 16.480,00.

 

De autoria do deputado Ricardo Silva, o PL 1.364/24 tem como objetivo desburocratizar o processo civil e promover celeridade processual em casos menos complexos.

 

Ele argumenta que muitos processos de baixo valor não se enquadram nos juizados especiais por serem, por exemplo, de autoria de empresas ou demandarem perícia e que esses casos acabam sobrecarregando as varas Cíveis.

"Uma questão que poderá simplificar e acelerar o andamento desses feitos de menor potencial econômico é a supressão do relatório nas sentenças proferidas, tal como ocorre nos juizados especiais Cíveis", afirmou o deputado.

A proposta legislativa seguirá para análise da CCJ - Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania, onde será avaliada em caráter conclusivo. Caso aprovada na CCJ e, posteriormente, na Câmara e no Senado, a medida será convertida em lei.

Fonte: Migalhas

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.