Temas como controle social democrático, proteção ao meio ambiente pela sociedade e serviço público de saneamento básico foram destaques na manhã do segundo dia do V Encontro Nordeste da Advocacia Pública, que acontece no auditório da OAB-PI, e reúne procuradores do estado, advogados públicos e especialistas de todo o país.
A primeira oficina do dia trouxe como tema “Controle social democrático da administração pública” e foi apresentada por Teresa Cristina, doutora em políticas públicas e pelo advogado Arimatéia Dantas, ambos membro da Força Tarefa Popular (FTP), uma entidade da sociedade civil que fiscaliza as gestões públicas.
Teresa Cristina expôs, durante o encontro, os resultados de um estudo sobre a democracia participativa e democracia direta tendo como referência o trabalho executado pela Força Tarefa Popular. “O meu objetivo enquanto pesquisadora é ampliar o conhecimento em torno deste tema. Espero que com esse estímulo seja trabalhado o fortalecimento da democracia e combate da corrupção a partir da ação da sociedade civil", afirmou a pesquisadora.
O advogado Arimatéia Dantas caminha junto à força tarefa popular há 18 anos e na oportunidade pode compartilhar experiências e seu testemunho pessoal. “O sentimento de partilhar isto hoje é muito gratificante. Hoje recordei de vários momentos caminhando no meio do mato, suado e com sede para levar democracia a vários cantos e foi um grande estímulo para já pensarmos na 19ª Marcha Contra Corrupção. De modo que convido a toda sociedade a participar e até mesmo nos acompanhar nas redes sociais: @forcatarefapopular".
O segundo momento da manhã contou com a palestra “A construção de uma nova sociedade no marco de proteção do meio ambiente” e foi apresentada pelo por César Barros Leal, que afirmou o quão pertinentes e atuais são as temáticas em torno do meio ambiente. “Não só no plano nacional, por conta do que ocorreu no Rio Grande do Sul, mas também no nosso individual e coletivo. Temos que atuar seja para resguardar hábitos importantes de conservação ou atuando de forma coletiva nesta proteção", destacou.
O último Painel da manhã trabalhou o tema “O serviço Público de saneamento básico e os desafios para sua universalização” com os painelistas Wladimir Antônio Ribeiro, Carlo Fabrizio e Evandro Lemos Junior, que expuseram suas opiniões e estudos acerca do tema.