Já estamos em contagem regressiva para 2023, e como de costume, um fim de um ano e o início de outro é um bom momento para definir novas metas acadêmicas, para traçar um ano mais produtivo. Por isso no Universo Acadêmico trás aqui ideias de objetivos especiais, no acadêmico que podem servir de inspiração para promover o seu desenvolvimento pessoal e profissional:
PLANEJE SEUS ESTUDOS
Por mais simples que pareça, planejar os estudos faz bastante diferença no seu aprendizado. Além do mais, inícios de anos letivos, em específico as primeiras semanas, tem um ritmo mais leve. Por isso, é importante que você use esse período para dar uma olhada nos pontos críticos de cada disciplina e naquilo que pensa que terá mais dificuldade para aprender. Atente-se aos seus pontos fortes e fracos e ao seu tempo. Com base nisso, faça um cronograma de estudos para o restante dos meses do ano e vá adaptando conforme necessário. Assim, você terá mais foco para estudar os conteúdos e tirar boas notas nas provas e trabalhos.
APRENDA UM IDIOMA
Aprender um novo idioma é de suma importância para conseguir integrar-se a outras culturas e países, porém, vai além disso, no mundo academicista saber uma língua diferente oferece a possibilidade de acessar mais conhecimentos, como materiais e textos em idiomas estrangeiros. Ou até mesmo, a possibilidade de assistir a uma palestra ou fazer um curso online em uma universidade renomada.
DESENVOLVA O HÁBITO DE LER
De toda forma, em nossos estudos, seja no ensino regular, na graduação ou na pós-graduação, temos que realizar leituras o tempo todo. Porém, realizar leituras de obras não obrigatórias para o desempenho acadêmico acaba sendo um diferencial. A pessoa que está constantemente lendo, está sempre atualizando o seu vocabulário.
Para lhe ajudar a desenvolver esse hábito, você pode por exemplo, ingressar em um clube literário, tornar-se membro de uma biblioteca e pegar livros emprestados regularmente ou criar sua própria coleção de livros; ler é um hábito que enriquece sua vida em todos os sentidos.
DESLIGAR O CELULAR ENQUANTO ESTUDA
Tenha como meta para esse ano de 2023, reduzir o uso de telas e desligar o celular enquanto estuda. Os aparelhos celulares são uma fonte comum de distração, por isso é muito importante que você adote o gesto de deixar o celular em um lugar diferente para focar no seu campo de ação direto, ou desligá-lo. Manter o telefone próximo do local de estudos propicia uma dispersão da atenção, e pode acabar atrapalhando seu rendimento.