Para você que está prestando o Exame Nacional do Ensino Médio - ENEM, neste ano de 2023 e já está pensando no futuro, saiba que é possível fazer graduação no exterior usando nota do ENEM. Algumas universidades ao redor do mundo aceitam a pontuação do exame como forma de ingresso, seja como parte total ou parcial de seus processos seletivos. São instituições localizadas em países como Portugal, Reino Unido, Espanha, Estados Unidos e Canadá.
Portugal, por exemplo, possui mais de 30 instituições do país que aceitam a nota da prova brasileira. Entre elas estão as melhores instituições de ensino superior portuguesas: a Universidade de Coimbra, a Universidade do Porto e a Universidade de Lisboa. Porém, devo destacar que ao contrário do Brasil, em Portugal, as universidades públicas não são gratuitas. Assim, a nota do ENEM serve única e exclusivamente como forma de admissão em substituição ao processo seletivo tradicional dessas instituições. Todos os custos referentes a matrícula, mensalidades e demais despesas devem ser arcadas pelo/a candidato/a.
Já no Canadá, uma das suas maiores instituições de ensino, a Universidade de Toronto, aceita o certificado de conclusão do Ensino Médio e o resultado do ENEM como forma de admissão em diversos cursos. Junto a um certificado de proficiência em inglês, como o Duolingo English Test, o TOEFL e o IELTS, além de outros documentos obrigatórios no processo seletivo da instituição.
Nos Estados Unidos, a nota do ENEM pode ser utilizada no processo seletivo da Universidade de Nova York (NYU) em substituição aos testes padronizados locais de admissão (SAT ou ACT).
Existem muitas oportunidades, caso uma graduação no exterior seja seu foco, aconselho pesquisar mais sobre o país e instituição de ensino a qual deseja ingressar, como também ficar atento a cada passo dos processos seletivos.