Esta é uma semana de alegria para a Advocacia piauiense, pois na última segunda (25) comemorou-se os 90 anos da Ordem dos Advogados do Brasil - Seccional Piauí (OAB-PI), que tem sua história marcada pelo trabalho e dedicacação de milhares de advogados e advogadas que já passaram pela Instituição.
Vimos muitos avanços e conquistas ao longo deste quase um século em que a OAB-PI luta para defender os direitos dos piauienses e valorizar a Advocacia local, mas ainda precisamos de atenção especial para muitas demandas e causas sociais que pedem urgência de modernidade e alternativas para solucionar ou, pelo menos, amenizar determinados problemas.
O respeito à diversidade, ações de inclusão das mulheres e suporte aos jovens advogados e advogadas são algumas delas. Nesse sentido, vimos recentemente a vitória da paridade de gênero nas eleições da Ordem em âmbito nacional, motivada por movimentos como o #IgualaOAB, em que mulheres advogadas do país inteiro, inclusive, do Piauí, se uniram para reivindicar o desejo de mais espaço nos cargos diretivos.
Isso mostra o quanto é importante que a nossa Instituição em nível local continue atenta e correspondendo a esse clamor da classe por um olhar sensível às necessidades do público feminino que compõe a categoria, assim como outros grupos, por vezes esquecidos da sociedade em geral.
A trajetória da OAB-PI é linda e merece ser sempre reconhecida, mais do que isso; deve contar com a participação de toda a classe, para que a soma dos esforços resulte em uma Instituição cada vez mais forte e unida em prol de um só objetivo: a defesa da justiça e da igualdade para todos e todas.
Que estes 90 anos da OAB-PI sejam um símbolo do trabalho de cada profissional que exerceu e continua exercendo suas atividades com ética, responsabilidade e amor a esse braço institucional da sociedade. Desta forma, a Advocacia piauiense é feita por muitas mãos, vozes e mentes que não podem, jamais, serem esquecidas ou ignoradas. Os nossos parabéns são para cada advogado e advogada que que mostra no dia a dia o poder e a força da nossa OAB-PI.