A Polícia Militar do Piauí atende inúmeras ocorrências que envolvem conflitos comunitários, como vizinhança, excesso de som e barulho, perturbação do sossego, acidentes de veículos sem vítima que na maioria das vezes não tem resolução imediata e perduram por muito tempo. De acordo com estatísticas do COPOM da PMPI, cerca de 1.305 ocorrências deste tipo foram informadas, ou seja, para cada chamada pelo 190, uma viatura é deslocada até o local.
Pensando em ter soluções efetivas a esses conflitos que a PMPI aprovou projeto de nossa autoria para a implantação do NUMEC - Núcleo de Mediação Comunitária e Posto avançado do CEJUSC - Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania. Para isso, já iniciou as tratativas junto ao Tribunal de Justiça do Piauí e CEJUSC TJPI para sua implementação que será nos moldes da Polícia Militar de São Paulo, pioneira em Mediação Comunitária em segurança pública.
Na prática, a polícia militar convidará as partes envolvidas em conflitos para participarem de sessão de Mediação no NUMEC coordenada por policial militar capacitado com Mediador Judicial para intermediar o diálogo.
Assim, as próprias pessoas envolvidas no conflito terão a possiblidade de dialogarem e firmar acordo efetivo, contribuindo para a pacificação social na comunidade.
É um avanço em termos de cidadania!
#mediacao #cidadania #pmpi # policiamilitar #mediacaocomunitaria #consultorsistemico