Quando iríamos imaginar que viveríamos esse turbilhão de mudanças em 2020 principalmente no cenário econômico e social, que derrubou as estratégias de negócios e obrigou empresas modificarem completamente sua forma de comprar, vender, prestar seus serviços e principalmente a aproximação e tratamento com o cliente? A retomada gradativa das atividades começou em 2021 com força total e algumas tendências foram cruciais este ano.
Investimento em tecnologia
Planejando abrir uma empresa e não ter a implementação de softwares de gestão é deixar de acompanhar as mudanças que ocorrem a todo minuto. Utilização de sistemas que ajudam a ter uma visão completa sobre suas operações e a entender o comportamento do seu cliente ajuda a aprimorar sua estratégia de vendas em tempos que estamos mais distantes fisicamente e mais próximos virtualmente. A oportunidade está justamente na tentativa de fidelização do relacionamento com seus clientes.
Crescimento do e-commerce
As compras on-line desde o início da pandemia acelerou a transição de muitos consumidores para o universo do e-commerce. As notas fiscais enviadas para a Receita Federal mostram que o comércio eletrônico atingiu a marca de R$ 231,9 bilhões no acumulado do ano. O que representa um crescimento real de 41,2%. Considere então aumentar sua presença online para alcançar mais clientes. Estruture os processos internos para que você tenha controle sobre estoques e se mostre receptivo, apresentando diversas opções de canais de atendimento que permitam capturar feedbacks e melhorar seu desempenho, as redes sociais são uma ferramenta e tanto, basta filtrar e saber utilizar de forma correta.
Home Office pode ser uma estratégia de diminuir custos.
A adaptação ao trabalho remoto em 2020 mostrou para os CEOs que é possível manter funcionários engajados e uma rotina produtiva mesmo com o trabalho remoto e essa parece ser uma tendência que vai durar muito tempo. Ainda que em regime híbrido, com profissionais trabalhando de casa em alguns dias da semana e alocados nas empresas em outros dias, o home office mostrou-se uma alternativa possível, as empresas devem manter uma boa estratégia de comunicação interna, líderes precisam estar perto da sua equipe e praticar uma escuta ativa para manter os colaboradores unidos e as estratégias alinhadas.
Valorize seu contador.